Sexta, 07 de Agosto de 2020 09:52
(86) 99911-8355
Geral Geral

Curiosidades da Antiga Vila de Marvão: Família Mineiro

Confira!

18/11/2019 01h19
962
Por: Ronaldo Mota
Curiosidades da Antiga Vila de Marvão: Família Mineiro

O primeiro Mineiro que se tem notícias que chegou por essas bandas, veio de Ouro Preto,  Minas Gerais, foi o Alferes, Manoel Balbino Mineiro, militar da Guarda Nacional que ocupava o posto de alferes vindo ao Nordeste do Brasil primeiramente ao vizinho estado do Ceará e posteriormente ao Piauí se fixando na então Vila de Marvão, atual Castelo do Piauí. 

 

Manoel foi quem comprou as terras onde está o Sobrado Velho no povoado Buriti do Sobrado, não se sabe se foi comprado do coronel Ireneu Gomes Ferreira, o coronel Zizuino ou de outra pessoa. O Sobrado Velho era uma das mais ricas fazendas de gado da região na época do Brasil Imperial. A sede da fazenda era uma edificação feita com enormes blocos de rochas e tendo a participação do trabalho escravo na sua execução.

 

Alferes Manoel era pai de José Balbino Mineiro  que era pai de Joaquim Balbino Mineiro que foi intendente em Castelo do Piauí e pai do saudoso Enoque Mineiro. José Balbino também era pai de Cazuza Balbino Mineiro e de Aristides Balbino Mineiro.  Já Aristides era pai de Osvaldo Mineiro que é pai do vereador Raimundo Nonato da Silva Mineiro " Raimundinho Mineiro O Pancada", sendo Raimundinho tataraneto de Manoel Alferes. 

 

Manoel Balbino Mineiro era pai de Gonçalo Balbino Mineiro que era pai de Francisco Gonçalves Mineiro "Chico Mineiro" que era pai de Raimundo Gonçalves Mineiro "Cidoca Mineiro".

 

As terras onde ainda estão as ruínas do antigo Sobrado Velho pertencem hoje ao senhor Estêvão Mineiro, bisneto do Alferes Manoel.

 

Texto e foto: Augusto Júnior Vasconcelos.

 

Informações: Maria Mineiro Alves "Dona Maria do Zeca Alves".