Terça, 14 de Julho de 2020 09:47
(86) 99911-8355
Geral Coronavírus

Secretaria estadual de saúde investiga morte de criança com suspeita de coronavírus no Sul do Piauí

Pai da criança chegou recentemente ao Piauí vindo do estado de São Paulo e não apresenta sintomas da doença. Caso ainda não está entre os suspeitos relatados pelo Ministério da Saúde.

21/03/2020 18h54
481
Por: Ronaldo Mota
Secretaria estadual de saúde investiga morte de criança com suspeita de coronavírus no Sul do Piauí

Uma criança de sete anos morreu no início da noite dessa sexta-feira (20) na cidade de Bom Jesus, cidade que fica a cerca de 600 km ao Sul de Teresina, com suspeita de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus. O diretor do hospital regional da cidade, Helder Meneses, e a Secretaria de Estado da Saúde informaram que o caso está sendo investigado e que foi coletado material para exames para a doença. O caso ainda não está na relação de suspeitos do Ministério da Saúde.

O diretor do Hospital Regional Manoel de Sousa, Helder Meneses, informou ao G1 que a criança foi transferida de outro hospital já em estado grave no início da noite. Ele não soube precisar o município de origem.

"Quando ela chegou, já estava grave, com intensa falta de ar, foi feito raio-x e tomografia de tórax e os exames mostram suspeita de pneumonia bacteriana e não viral, mas os sintomas são muito parecidos com os causados pelo coronavírus. Então ela foi isolada e foi feita coleta de material para a Covid-19 que foi enviado ao Laboratório Central, onde são feitos os exames, em Teresina", explicou.

Helder Meneses disse ainda que a criança sequer chegou a ser entubada, porque morreu logo depois que chegou ao hospital.

A criança não havia saído do Piauí, mas o pai havia chegado recentemente do estado de São Paulo, onde há cerca de 400 casos confirmados de coronavírus. O pai, contudo, não apresenta sintomas da doença, que pode ser assintomática em algumas pessoas.

Em Bom Jesus, não há casos confirmados de Covid-19. Em todo o Piauí, há quatro casos confirmados, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), todos em Teresina.