Quarta, 08 de Julho de 2020 08:21
(86) 99911-8355
Geral Geral

Piauí tem mais de 320 profissionais da saúde com Covid-19, diz Ministério da Saúde

Os dados disponíveis pelo Ministério da Saúde são os mais recentes da plataforma E-SUS Notifica, no entanto, eles se referem até o dia 13 de maio, o que significa que o número de profissionais da área infectados atualmente com coronavírus deve ser bem maior.

05/06/2020 08h31 Atualizada há 1 mês
284
Por: Ronaldo Mota
Piauí tem mais de 320 profissionais da saúde com Covid-19, diz Ministério da Saúde

Dados do Ministério da Saúde revelam que 327 profissionais da saúde já contraíram Coronavírus no Piauí. Na última terça-feira (2) a enfermeira da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de  São Raimundo Nonato, Olívia Maria da Cruz, morreu vítima de Covid-19.

Os dados disponíveis pelo Ministério da Saúde são os mais recentes da plataforma E-SUS Notifica, no entanto, eles se referem até o dia 13 de maio, o que significa que o número de profissionais da área infectados atualmente com coronavírus deve ser bem maior.  Levantamento do  Conselho Regional de Enfermagem (Coren) afirma que, até esta terça-feira (3), 109 profissionais da enfermagem tiveram diagnóstico confirmado de Covid-19  e estão afastados em quarentena. 

“Em meio à atual pandemia que enfrentamos, intensificamos nossas fiscalizações com foco nas instituições de saúde referência no atendimento a casos suspeitos ou confirmados de Covid-19. Estamos atuando ativamente para garantir a segurança dos profissionais e condições dignas de trabalho”, afirma a presidente do Coren-PI Tatiana Melo. O Conselho também vem realizando fiscalizações para checar o  fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) em quantidade suficiente e qualidade para o profissionais de Enfermagem.

Além dos casos confirmados, a plataforma E-SUS Notifica revela que o Piauí notificou ao Ministério da Saúde 2588 profissionais da saúde com suspeita de Covid-19. 

Em todo Brasil houve 199.768 casos suspeitos de coronavírus em profissionais de saúde. Destes, 31790 foram confirmados para Covid-19. As categorias mais infectadas são: técnico ou auxiliar em enfermagem, seguido de enfermeiros e médicos.

Reinfecção

A Secretaria Municipal de Saúde de Parnaíba investiga um caso de uma paciente que teria infectado com covid-19 por duas vezes. A reinfecção teria ocorrido em uma técnica de enfermagem de 31 anos que trabalha no Samu e no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde.