Sexta, 07 de Agosto de 2020 22:00
(86) 99911-8355
Geral Geral

Oito municípios do Piauí ainda não registraram casos de covid-19

Segundo os dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), das 224 cidades, a covid-19 ainda não foi registrada em oito.

14/07/2020 17h49
774
Por: Ronaldo Mota
Município de Arraial do Piauí
Município de Arraial do Piauí

O novo coronavírus já chegou a 96% dos municípios do Piauí. Segundo os dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), das 224 cidades, a covid-19 ainda não foi registrada em oito. 

Os municípios estão localizados em sua maioria na região Sul. São eles: Arraial, Cristalândia, Riacho Frio, João Costa, Canavieira, Francisco Macedo, Jardim do Mulato e Nova Santa Rita.

Com uma população de quase 5 mil habitantes, Riacho Frio fica a 865km ao Sul de Teresina. Lá, o prefeito Adalberto Mascarenhas, o Betim (PSB), chegou a decretar lockdown por 15 dias.

"Bem no começo nós decretamos lockdown por 15 dias. Agora temos barreiras sanitárias na entrada da cidade, onde os carros que entram passam por sanitização e as pessoas têm as temperaturas medidas. Temos o controle de todas as pessoas que entram no município e elas são testadas e ficamos monitorando a quarentena delas", disse o gestor.

Em Arraial, todos que chegam ao município para permanecer muitos dias ficam de quarentena por 14 dias. O comércio, que já retornou às atividades, só funciona até 13h.

"O comércio funciona até uma hora da tarde e realizamos também a barreira sanitária. Quem chega no município fica 14 dias de quarentena. Quem vai só para ficar o dia, como fazer uma entrega, tem o horário determinado para sair", disse o prefeito Numas Porto, do PT.

Em Jardim do Mulato, localizada a 140km ao Sul de Teresina, a gestão municipal mandou confeccionar e distribuiu para a população, 5 mil máscaras. O número é superior a quantidade de habitantes, pouco mais de 4 mil.

"Mandamos confeccionar 5 mil máscaras e doamos para a população. Isso foi muito importante. A população tem ajudado muito usando máscara. A equipe acompanha o comércio para manter o distanciamento social. Com frequência fazemos a higienização dos locais públicos. Sempre que detectamos alguém com sintomas nós vamos logo testando. Isso tem dado resultado", disse o prefeito de Airton Veloso (PT).

Outra ação que o gestor considera fundamental é a barreira sanitária. Quem chega na cidade proveniente de outro estado é obrigado a cumprir quarentena.

"Montamos umas barreiras sanitárias que têm sido fundamentais para evitar que pessoas fiquem entrando e saindo. Temos uma equipe de monitoramento que atua junto às pessoas que chegam de outros estados. Assim que chegam, na mesma hora a equipe vai lá e pega a assinatura se comprometendo a ficar isolado por 15 dias", explica.

O município de Cristalândia, que fica a 900km ao Sul de Teresina, comemora o feito e atribui a doença não ter chegado ainda ao isolamento social e medidas sanitárias.

Aqui nós seguimos todas as orientações da Organização Mundial de Saúde e seguimos também as recomendações do Ministério Público do Estado

"Nos primeiros dias colocamos logo uma barreira sanitária na entrada da cidade. Fechamos todos os outros acessos e orientamos a população com carro de som, visitas das equipes orientando sobre o uso de máscaras, higienização. O isolamento social foi 90% primordial. Conversamos com os comerciantes, sem prejudicar, mandando que abrissem meia porta, com cuidado. O sucesso de a gente não ter tido nenhum caso ainda foram por essas medidas", disse o prefeito Ariano Messias, do Progressistas.

Cristalândia, que faz divisa com a Bahia, é porta de entrada de pessoas vindas do Centro-Oeste do país. Segundo o prefeito, que chega de Brasília, por exemplo, é obrigado a ficar em quarentena.

"Baixamos vários decretos seguindo as recomendações do estado e pedindo a equipe de vigilância para notificar o pessoal e conversar com donos de bares. Para nós aqui é uma satisfação muito grande não ter nenhum caso de covid-19. A população vem colaborando demais. Conseguimos segurar a entrada de ônibus e vans com os decretos. Conseguimos segurar a população para evitar viagens. Nossa equipe de saúde também ajuda muito. Aqui ninguém entra sem fazer teste. Chegando de Brasília tem que ficar de quarentena", explica.

Total de casos

Com os dados atualizados na noite desta segunda-feira (13), o total de óbitos no Piauí chegou a 992. Também foram confirmados 792 novos casos de infecção - um total de 34.156 desde março. 

A maioria dos casos está em Teresina (12.326), Parnaíba (4.127), Campo Maior (1.066) e Luzilândia (950).