Segunda, 03 de Agosto de 2020 14:12
(86) 99911-8355
Geral Geral

Secretaria do Meio Ambiente alerta e orienta sobre riscos de queimadas

O responsável por realizar queimadas pode ser penalizado com multa.

23/07/2020 11h21
617
Por: Ronaldo Mota
Secretaria do Meio Ambiente alerta e orienta sobre riscos de queimadas

A prefeitura de Castelo do Piauí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, repassa orientações aos moradores da cidade sobre os riscos das queimadas na zona urbana.

Diante de alguns casos de queimadas registradas no município, a Secretaria de Meio Ambiente busca sensibilizar a população que não utilize o fogo para “limpar quintais”, queimar resíduos domésticos, restos de podas de árvores e outros, as queimadas empobrece o solo e colocam a segurança de pessoas e animais em risco.

Em entrevista concedida ao Repórter J. Mourão, da Rádio Mutirão FM, o secretário de Meio Ambiente, Joelson Vieira, repassou uma série de orientações à população. “Solicitamos a compreensão da população para que não façam queimadas na zona urbana da cidade. É proibido e pode gerar multa aos responsáveis, de acordo com o Código de Postura do Município, mas não queremos chegar a esse ponto. O nosso objetivo é trabalhar em parceria com a população para que possamos prevenir esta atitude que prejudica o meio ambiente e à saúde das pessoas”, disse.

O secretário solicita ainda à população que coloque os entulhos na frente de suas residências para que sejam recolhidos pelo serviço de limpeza da Prefeitura, para evitar dessa forma as queimadas.

“É importante que a população condicione o lixo em locais adequados para o seu recolhimento e evitando as queimadas, não apenas para preservar a biodiversidade e a mudança climática, mas para preservar vidas e a qualidade do ar que respiramos. Pedimos às pessoas que nos ajudem a evitar essa prática, mantendo contato, que estaremos atendendo sua denúncia e tomando as medidas cabíveis”, finalizou.

Os incêndios também geram riscos à saúde, visto que o contato constante com a fumaça pode causar dor de cabeça, irritação nos olhos e vias aéreas, sonolência, inflamação na garganta, sangramento nasal, distúrbio de memória e se inalada por um longo período pode até levar ao câncer.