Quarta, 22 de Setembro de 2021 08:26
(86) 99911-8355
Geral QUEIMADAS

5º em focos de incêndio no país, governador faz apelo para o Piauí evitar queimadas

Wellington Dias afirmou que o estado faz uma verdadeira operação para acabar com os incêndios.

10/09/2021 07h40
Por: Ronaldo Mota
5º em focos de incêndio no país, governador faz apelo para o Piauí evitar queimadas

O governador Wellington Dias (PT) usou as redes sociais na tarde desta quinta-feira (9) para fazer um apelo e pedir que se evite queimadas no estado. Só nos primeiros dias de setembro, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) registrou quase 700 focos de incêndios em 85 cidades do estado. É o quinto maior índice do país.

"Entramos naquele período que chamamos de B R O-BRÓ. De setembro até dezembro chove menos e temos o desafio dos incêndios. Estamos com nossas equipes do Corpo de Bombeiros em São Raimundo Nonato, na divisa com o Ceará, aqui em Teresina. O objetivo é que você possa colaborar evitando queimadas, evitando jogar cigarro nas margens das estradas, evitar ascender fogo e deixar no meio da mata por alguma razão. Tudo isso leva a risco", disse o governador.

Wellington Dias afirmou que o estado faz uma verdadeira operação para acabar com os incêndios. "O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, integrados com os municípios, ICMBIO, estão fazendo uma operação muito forte para combater os incêndios, mas o melhor é a prevenção. Faço aqui um apelo para que a gente possa prevenir e evitar incêndios", disse.

Neste momento, a situação é mais delicada na região de São Raimundo Nonato. O incêndio que começou na terça-feira (7) na Serra dos Gringos e ameaçava a Serra da Capivara, chegou a ser controlado, no entanto, na tarde de hoje novos focos apareceram.

A Prefeitura de São Raimundo Nonato disse que a força-tarefa continua atuando para evitar o avanço das chamas. Os trabalhos contam com a participação do ICMBio, Prevfogo, Corpo de Bombeiros, Fumdham, Esaero Aiports, pipeiros e da população.

"O fogo avança sempre no turno da tarde, por conta da alta temperatura e mata seca. Os focos são de difíceis acesso para combate, considerando vegetação muito fechada", informa a nota publicada pelo município nas redes sociais.  

A direção do Parque da Serra da Capivara disse que o incêndio é fora do parque, mas requer atenção.

"Nessa tarde surgiram novos focos ativos. Como podem ver o mapa atualizado agora as 15:00h o incêndio continua fora do Parque. Inspira cuidado e atenção. Estamos em alerta", disse o perfil do parque nas redes sociais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.